Com fatos verídicos mixados com histórias fantasiosas, o autor Jorge Tadeu preenche o imaginário coletivo em contos horripilantes.
Em tempos em que vampiros e lobisomens fazem a cabeça dos jovens mundo afora, Jorge Tadeu dá continuidade às suas histórias fantásticas com Lendas Urbanas 2 (112 páginas, R$ 24,90), que chega às livrarias neste mês de março pelo selo Planeta Jovem, da Editora Planeta. O autor começou o projeto ao ser convidado a escrever um quadro para o programa Domingo Legal, do SBT, sobre o mesmo tema.
Durante as pesquisas e como leitor voraz de thrillers, notou que o Brasil carecia de livros que seguissem a linha de suspense e terror para o público infanto-juvenil. Após muito estudo, concluiu seu trabalho, apoiado por Beto Junqueyra e Nadya Milano, criando histórias surpreendentes, recheadas de muito mistério.
Tadeu desenvolveu a dramatização de lendas, criou personagens, falas e situações para compor e aprimorar os textos originais. Dessa forma, capítulos como O quadro das crianças que choram (imagem à esquerda), A casa de campo, A fada do dente e Os mortos-vivos tornaram-se ainda mais assustadores.
O mistério permeia toda a obra e em muitos momentos, como em O amigo imaginário, o terror toma conta da cena. Devido a um pai ausente, o personagem principal mantém um amigo imaginário para se divertir. Esse ser maligno revolta-se contra a mãe e a irmã do garoto, planejando eliminá-las. Em um misto de pânico e tensão, o leitor fica preso ao enredo. E mesmo com um final feliz, a trama é de tirar o fôlego.
Outras lendas nem sempre apresentam um final alegre. Em O mistério do trem fantasma, um grupo de jovens viaja para o interior e descobre que um parque de diversões da cidade será reaberto. Alguns deles vão ao brinquedo que dá nome ao conto e, durante o trajeto, misteriosamente, viram estátuas.
Esse é o ritmo que Jorge Tadeu deu à sua obra: a oscilação entre temor e calmaria. As histórias, das quais ninguém sabe ao certo a origem, enfeitiçam nossa mente e deixam a pergunta: será que isso é ficção ou realidade? É um convite certeiro aos jovens para que eles tentem desvendar esse mistério. Do mesmo autor, a Planeta já publicou, em 2010, Lendas urbanas (com mais outras dez histórias, incluindo A loura do banheiro).
Sobre o autor:
Jorge Tadeu da Silva é paulistano e nasceu em 25 de abril de 1963. É graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC.
Trabalhou em vários meios de comunicação, como TV, rádio, jornais, revistas e internet. Atualmente é autor-roteirista do programa Domingo Legal, do SBT.
Além da paixão pela literatura e pelo trabalho na mídia, é um estudioso do tema aviação, mantendo um site (http://www.desastresaereos.net/) e um blog (http://desastresaereosnews.blogspot.com/) sobre o assunto.
Fonte:
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
@podcultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário